sábado, 2 de abril de 2011

Goleiro Guto supera expectativas iniciais e volta a correr dois meses antes do previsto


A recuperação do goleiro Guto, que, na pré-temporada, sofreu uma séria lesão no ombro, anda acelerada. Embora nem o goleiro nem os especialistas que estão o acompanhando falem em uma revisão do prazo para a volta dos gramados, Guto tem pulado etapas do processo com a agilidade que lhe é característica. Desde terça-feira, Guto trocou a esteira da academia pelos gramados da Boca do Jacaré, e já é visto com o uniforme de treino dando voltas ao redor do relvado: "Quando operei, estava previsto que eu só começasse com corrida a partir do quarto ou quinto mês. Já consegui ser liberado para correr com dois meses e 20 dias", comemora o arqueiro, que, conforme a primeira previsão do dr. Alexandre Firmino, que operou seu braço direito, só voltaria aos gramados entre nove meses ou até mesmo um ano. "Após a operação, esta era a expectativa inicial. Depois, eu já voltei lá e ele me disse que poderíamos trabalhar com a previsão de nove meses. Agora, ele parou de me dar prazos, justamente para que eu cria uma expectativa maior e atropele o tratamento".
Antes de voltar a ser visto no campo, o goleiro Guto vinha fazendo trabalho apenas em esteira e bicicleta ergométrica: "A corrida no campo gera mais impacto, enquanto na esteira você pode controlar as variáveis. Estava proibido até de correr por conta da coordenação de movimento que se faz com o braço na hora do pique", explica o goleiro, eleito, recentemente, o melhor da história do Brasiliense. "Tanto eu quanto o fisioterapeuta que está me acompanhando (Kléber Caiado) estamos muito felizes com esta evolução. Estou fazendo movimentos normais sem sentir dor. Já consigo até fazer força com o braço", conta.
Respondendo bem à carga de exercício proposta pelo fisioterapeuta particular, Guto conta que até o especialista se surpreende com o progresso do goleiro: "Esta semana eu estava querendo saber quando poderia voltar a treinar, mas o Kleber sempre freia as minhas expectativas. Estou evoluindo muito. Ele me coloca para fazer determinados movimentos que às vezes ele próprio acha que não vou conseguir. Mas estou dando conta do recado". Ainda não dá para precisar quando Guto voltará aos gramados.

A lesão de Guto:
A operação no ombro direito, realizada no dia 11 de janeiro, foi o primeiro passo na longa recuperação de Guto. No treino da manhã do dia 7 de janeiro, Guto deslocou o ombro direito - o mesmo que havia saído do lugar em maio passado, durante partida contra o Santo André, pela Série B de 2010 - ainda durante o aquecimento, executando um exercício de mão cruzada. O exame de imagem revelou que Guto rompeu dois ligamentos do ombro, teve uma lesão no manguito rotator (conjunto de músculos que possibilita o movimento de rotação do ombro) e ainda uma lesão labral (o encaixe, uma espécie de "amortecedor" da cabeça do úmero, o principal osso do braço).

Fonte: www.brasiliensefc.com.br

0 comentários: